Galeria de Fotos

Galeria de Fotos
Escola Dr. Manoel Dantas

terça-feira, 12 de março de 2013

Nossa sala de aula antes e depios da Reforma.

Nossa sala de aula antes da Reforma.



Nossa sala de aula depois da Reforma.




Nosso 1º Planejamento em Fevereiro de 2013.


Nosso 1º Planejamento em Fevereiro de 2013.









Reunião com os pais de alunos antes do inicio do ano letivo de 2013.






BIOGRAFIA DO PATRONO DA ESCOLA “DR. MANOEL DANTAS”


ANIVERSÁRIO DA EEEF DR. MANOEL DANTAS
1949 – 2013
BIOGRAFIA DO PATRONO DA ESCOLA
“DR. MANOEL DANTAS”

Por mais de um século, os Dantas Corrêa de Gois dominaram politicamente o Teixeira e outras regiões sertanejas.
O primeiro chefe político contemporâneo da família Dantas foi o tenente coronel Lourenço Dantas Corrêa de Gois, que por volta de 1840 foi eleito deputado da Assembleia Provincial.
O segundo grande chefe político foi o Dr. Manoel Dantas Corrêa de Gois, nascido na cidade de Teixeira – PB, no ano de 1826. Era casado com a Sra. Jacintha Augusta Dantas, e desse casamento nasceram os seguintes filhos: 1º. José Dantas de Gois e Vasconcelos; 2º. Delmiro Dantas Corrêa de Gois; 3º. Celerinda Augusta Dantas; 4º. Josefina Augusta Dantas Saldanha; 5º. Theophilo Dantas Corrêa de Gois (pai de Silveira Dantas); 6º. Jacintha Floresbela Augusta Dantas; 7º. Clotilde Augusta Dantas; 8º. Dr. Franklin Dantas Corrêa de Gois; 9º. Manoel Dantas Corrêa de Gois Júnior; 10º. Constança Augusta Dantas; 11º. Maria Augusta Dantas; 12º. Sérgio Dantas Corrêa de Gois (coronel); 13º. Stefânia Augusta Dantas e 14º. Ana Augusta Dantas.
Em 1848 quando tinha 22 anos, Dr. Manoel Dantas formou-se em Direito em Recife – PE, além de Advogado, com destacada atuação nas comarcas de Pombal - PB e São João do Cariri, o Dr. Manoel Dantas foi o primeiro suplente de Juiz de Patos – PB, ocupando posteriormente o cargo de comandante superior da Guarda Nacional do município de Pombal – PB, e anexos.
No ano de 1882, com 56 anos de idade, o Dr. Manoel Dantas Corrêa de Gois ingressou na política paraibana, e nesse mesmo ano foi eleito deputado geral, voltando à Assembleia Provincial no ano de 1888.
Integrante da Constituinte, o Dr. Manoel Dantas continuou a exercer o cargo de deputado estadual, do ano de 1892 à 1907, presidindo o Poder Legislativo de 1900 à 1904.
No ano de 1905, Apolônio Zenayde Peregrino de Albuquerque, natural de Patos – PB, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa, assumindo o lugar do Dr. Manoel Dantas, que há 5 anos ocupava esse posto.
O advogado Dr. Manoel Dantas, exerceu também o cargo de Vice-presidente e posteriormente o de Presidente Interino do Estado da Paraíba.
Dr. Manoel Dantas veio a falecer aos 84 anos de idade, em sua terra, Teixeira – PB, aos 10 dias do mês de janeiro de 1910.
Em 1889, nas vésperas do período republicano, entra no cenário político o terceiro político da família, filho de Dr. Manoel Dantas, o deputado Dr. Franklin Dantas Corrêa de Gois.
E nos primeiros tempos da República veio também o quarto chefe político da família, o deputado Inácio Dantas Corrêa de Gois, e por muito tempo o povo sertanejo de Teixeira e outras regiões encontrava-se sob o domínio dos Dantas Corrêa de Gois.

Escola Dr. Manoel Dantas antes da reforma do inicio do ano de 2013.